30 de março de 2011

ÂNGELO DE SOUSA deixa saudades

Com 73 anos, Ângelo de Sousa faleceu ontem, 29 de Março, na sua casa no Porto, vítima de cancro.

Nunca foi meu professor mas foi assim que me habituei a chamá-lo: professor. Tive o prazer de conviver e trabalhar com ele nos últimos 12 anos.
Era exigente, atento ao pormenor, extremamente trabalhador e que maldizia a preguiça e aqueles que faziam de conta que faziam. Era um leitor de madrugadas… qualidade que sempre lhe admirei. E um ouvinte de música clássica fosse a que horas fosse. Nunca vi uma tão grande colecção de livros e cds, tão cheia de qualidade e diversidade.  Sempre achei admirável como é que alguém com tanto podia ser tão humilde e bem feitor. Excelente conversador tudo era motivo para uma lição de história, ou de arte, ou simplesmente de vida. Era sempre refrescante e um privilégio poder estar umas horas por dia a ouvi-lo e a ser ouvida. Quando regressava a casa dos nossos encontros de trabalho lembro-me de pensar inúmeras vezes no quão preenchida me sentia e na sensação de satisfação que trazia comigo.

Ontem pensei muito nele mas nunca cheguei a pegar no telefone…

Estar perto dele era mesmo um prazer.

000841_AnjoPartidob Artista multifacetado teve as suas incursões no mundo da ilustração para a infância sendo o exemplo mais recente o livro Anjo Partido com texto de Helena Simões (edições Afrontamento, 2006). 
Para saberem mais sobre a vida e obra deste artista, que deixou bem vincada a sua marca na arte em Portugal, basta escreverem o nome dele num qualquer motor de busca… mas de forma mais rápida podem, por exemplo, clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário